TÊNIS – Melo e Soares conquistam vitória épica e recordes em Londres

Após 4h21min, brasileiros batem tchecos Radek Stepanek e Tomas Berdych por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 6/4 e 24/22, e seguem na briga pela sonhada medalha olímpica


01/08/2012


SÃO PAULO (SP) – Em uma partida dramática e recheada de ingredientes que fazem parte de um jogo de tênis, com viradas no placar, quebras de saque, muita luta e dedicação, os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares conquistaram uma vitória heroica nesta quarta (1º) diante dos tchecos Radek Stepanek e Tomas Berdych por 2 sets 1, com parciais de 1/6, 6/4 e 24/22 e após 4h21min.

Com a vitória, os mineiros entram para a história dos Jogos Olímpicos com dois recordes. O jogo na quadra 16 do All Club England em Wimbledon, paralisado nesta terça (31) por falta de luz natural na quadra e reiniciado nesta quarta (1º), é em duplas o mais longo (63 games) da história da competição. Além disso, o terceiro set é em games o mais longo (46 games) da chave de duplas do torneio.

Esta não é a primeira vez que Marcelo Melo, tenista patrocinado pela Centauro, vence uma longa partida. Em 2007, o brasileiro viveu uma situação semelhante ao lado de André Sá, também em Wimbledon. Melo e Sá bateram o australiano Paul Hanley e o zimbabuano Kevin Ullyett por 3 sets a 2, com parciais de 5/7, 7/6(4), 4/6, 7/6 (7) e 28/26 e após 6h13min.

Nas quartas de final da Olimpíada de Londres, Marcelo Melo e Bruno Soares enfrentam a dupla vencedora do jogo entre os indianos Leander Paes/Vishnu Vardhan e os franceses Michael Llodra/Jo-Wilfried Tsonga.

A partida

O jogo não começou bem para os brasileiros, que sofreram três quebras e perderam o primeiro set em 6/1. O período seguinte caminhava para o mesmo fim, com 4/2 para Radek Stepanek e Tomas Berdych no placar. Porém, em uma reação incrível, Melo e Soares conquistaram quatro games e fecharam em 6/4.

O decisivo set foi iniciado com cada dupla lutando até o fim por cada ponto. Com pouco mais de três horas apenas neste período, Stepanek e Berdych tiveram quatro match points, mas os brasileiros se recuperaram e se mantiveram no embate. A partida estava em 18/18 quando foi paralisada por falta de luz natural.

No retorno do jogo nesta quarta (1º), nenhuma dupla teve o saque ameaçado. Já no 45º game, Melo e Soares conseguiram uma quebra decisiva. Em seguida, os brasileiros confirmaram o serviço e finalizaram o jogo em 24/22. 

Sobre a Centauro – Fundada em 1981, a Centauro é maior rede de lojas de produtos esportivos da América Latina. São 164 lojas distribuídas em vários estados do Brasil e o e-commerce www.centauro.com.br. Com atuação nos principais shoppings do país, a rede desenvolveu e implantou, de forma pioneira, o conceito de super e megastore, que reúne várias categorias de esportes, além de entretenimento e experimentação de produtos. Com objetivo de incentivar o esporte nacional, a Centauro patrocina o tenista Marcelo Melo, o técnico Daniel Melo e o piloto Guilherme Silva, além de eventos como Copa Kia do Brasil, Circuito Caixa de Corridas, Circuito Eco Run, Mitsubishi Outdoor, Semana Guga Kuerten e Fut Cup.